A Capela de Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição é uma das evocações de Maria que tem grande devoção na ilha da Madeira. A prova-lo temos o número de capelas e ermidas que se construíram em sua evocação.

Durante muito tempo a capela deixou de prestar serviço aos fiéis e esteve quase fechada. A procissão que ali realizava por alturas de Dezembro, muito próximo do Natal de ser realizada. Só no ano transacto se remotou esse costume. E assim, a procissão saiu a rua com um pequeno grupo de fiéis que se mostravam entusiasmados e contentes com a “festa” da religião. A imagem passeou-se pela rua fora, aos ombros dos irmãos da confraria.

Além da procissão e da festividade a ela associada que marcava anualmente a vida dos devotos de Nossa Senhora da Conceição, há que registar que ali terão sido, outrora, missas regulares.

No passado, os arraiais que ali se realizavam eram anunciados nos jornais regionais. No ano de 1928, anunciava-se que tocava «no arraial a banda da Escola de Artes e Ofícios.»; já no ano de 1933, foi a «Academica Musical Recreio e Instrução» quem animou a festa.
Actualmente, esta capela é propriedade privada, pertencendo ao herdeiros da família de Afonso. As missas que, esporadicamente, ali se realizam são proferidas pelo pároco de São Roque, tal como aconteceu no passado dia 8 de Dezembro, dia da festividade anual em devoção a Nossa Senhora da Conceição.

PARTILHAR