Cerca de 400 árvores indígenas da Floresta Laurissilva foram plantadas no dia 23 de fevereiro no sítio da Esperança em São Roque, por uma centena de alunos oriundos de estabelecimentos de ensino e entidades daquela freguesia funchalense.
A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de São Roque em parceria com o Instituto das Florestas, que visa reflorestar as zonas afetadas pelos incêndios de agosto passado, contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente, Susana Prada.
“Uma vez que os terrenos estão desertificados o objetivo da plantação é combater a desertificação entre a zona urbana e a zona florestal, com plantas mais resistentes ao fogo e desta forma proteger a população”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes.
Houve, ainda, uma ação de sensibilização destinada aos 100 alunos na qual foram abordados os temas da defesa e conversação ambientais.
“Esta plantação das árvores esta a ser feita pelos alunos das Escolas Básicas e Secundárias de São Roque e por alunos que são utentes do Centro da Sagrada Família das Irmãs Hospitaleiras. Esta é também uma forma de sensibilizar os mais jovens para a defesa do ambiente e da natureza, demonstrando que precisamos de proteger a nossa floresta”, sublinhou o autarca.
Pedro Gomes frisou que a reflorestação, iniciada logo após os incêndios, terá continuidade com esta e outras intervenções, incluindo e mobilizando todos os agentes da freguesia.