Feira de Oportunidades em São Roque para desenvolver economia familiar

Foto: DR

A XLV Edição da ‘Feira Local de São Roque’ decorre este domingo, dia 5 de Março, no Miradouro de São Roque, com a participação de mais de duas dezenas de feirantes.

Esta é uma Feira de Oportunidades na qual os feirantes expõem e comercializam mensalmente os seus produtos artesanais, agrícolas, entre outros, criando uma fonte de receita e uma ocupação laboral. Por outro lado, a qualidade dos produtos em exposição e os preços praticados têm atraído não só a população da freguesia, mas também um número crescente de visitantes.

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Roque e da autarquia funchalenses, que visa o desenvolvimento da economia familiar, a dinamização do comércio local, e a oportunidade para os utentes da Casa do Povo de São Roque colocarem em prática aquilo que aprenderam em acções de formação.

“A feira tem uma perspectiva de desenvolver a economia familiar e aumentar a qualidade de vida das pessoas, que na sua maioria estão em situação de desemprego e com a feira mensal têm uma oportunidade de aumentar a sua receita familiar”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de São Roque.

“Alguns feirantes são pessoas que frequentaram os cursos de formação na Casa do Povo de São Roque, são pessoas que adquiriram competências artesanais e competências de venda ao público, e que aproveitam não só para expor os produtos mas também para colocar em prática aquilo que aprenderam”, disse Pedro Gomes.

Durante o evento, a Banda Filarmónica do Caniço e Eiras realiza um concerto entre às 11h30 no recinto da ‘Feira Local de São Roque’. A Banda Filarmónica do Caniço e Eiras conta com 40 músicos e 13 anos de existência, e tem desenvolvido a sua actividade musical em eventos turísticos, culturais, religiosos e ainda, em campanhas de solidariedade e de apoio aos mais desfavorecidos.

O presidente da Junta de Freguesia local aproveita para lançar um desafio: “Venham à feira, vejam a qualidade dos produtos expostos, assistam ao concerto da Filarmónica, almocem num dos restaurantes típicos de São Roque e aproveitem para ver as paisagens desde o Miradouro”.